Várzea

Várzea - Recife

BAIRRO DA VÁRZEA MARCOU O INÍCIO DA OCUPAÇÃO DE PERNAMBUCO PELOS PORTUGUESES

 

Segundo maior bairro do Recife, as terras que hoje correspondem à Várzea foram as primeiras a serem repartidas entre os colonos portugueses no início da ocupação de Pernambuco, ainda no século XVI. Nessa área, chamada várzea do Capibaribe, foi cultivada a cana-de-açúcar em terras férteis e água em abundância, onde chegaram a funcionar 16 engenhos de açúcar em plena atividade. O açúcar produzido era transportado em pequenas embarcações pelo rio Capibaribe, até chegarem ao porto do Recife.

As águas cristalinas do rio atraíam banhistas de toda a região, por acreditarem que aquele banho tinha poder de cura. As terras da Várzea também são de imenso valor histórico: muitos dos planos de revolta contra os holandeses eram discutidos em um de seus engenhos e, além disso, é ali que está sepultado o corpo do índio Felipe Camarão, um dos heróis populares das batalhas de expulsão dos holandeses. Hoje em dia, a Várzea é um bairro residencial e de forte atividade cultural, principalmente em sua praça.

É também uma região que concentra intelectuais, acadêmicos e estudantes, por conta do principal campus da UFPE, que fica localizado ali. Entre suas principais edificações, estão o ateliê de Francisco Brennand, o Cemitério da Várzea, igrejas, fábricas, e o Instituto Ricardo Brennand, considerado um dos museus mais importantes do Brasil.

Conheça Bairros pelo Brasil

CACUPé

JARDIM NOSSA SENHORA DO CARMO

CóRREGO GRANDE

CAMPO BELO

VALPARAíSO

GUILHERMINA

VILA LEOPOLDINA

ABRANCHES

PARANAGUAMIRIM